Teve seu benefício negado pelo INSS?

Sabia que é possível mudar essa decisão?

1- Entenda o motivo da negação ou do corte do benefício

O primeiro passo é entender por que o seu benefício foi negado. O INSS deve fornecer uma carta de indeferimento, dizendo o motivo pelo qual o benefício foi cortado ou negado. Os motivos podem variar, desde a falta de documentos médicos suficientes até a avaliação de que a incapacidade não é total ou permanente.

2- Reúna novos documentos médicos

Após entender o motivo do corte do benefício ou da negativa, o próximo passo é reunir documentos médicos novos que comprovem a sua incapacidade para o trabalho. Isso pode incluir laudos médicos, exames, relatórios e atestados que não foram apresentados anteriormente.

3- Consultar um Advogado Especialista

Um advogado especialista no assunto pode ajudar a analisar o seu caso em detalhes e, se necessário, ingressar com uma ação judicial para mudar a decisão do INSS, ou mesmo um Recurso Administrativo. 

4- Compareça à perícia médica

O recurso ou a ação judicial pode resultar na convocação para uma nova perícia médica. Esteja preparado para apresentar todos os novos documentos e explicar ao perito a gravidade da sua condição. Seja claro e detalhado ao descrever como sua incapacidade afeta suas atividades diárias e sua capacidade de trabalhar.
Falar com a especialista
O benefício pode ser cortado ou negado por diversos motivos, como falta de documentos, não cumprimento dos requisitos legais, resultado negativo da perícia médica, entre outros. É importante verificar a carta de indeferimento enviada pelo INSS para entender o motivo específico e, se necessário, pedir mais informações. 
Pode sim, o fato de o benefício ter sido negado ou cortado não impede que você realize um novo pedido.
Basicamente, é quando o INSS é obrigado pelo juiz a voltar a te pagar o benefício novamente. 
Nos casos em que você já fez o pedido e ele foi negado, você pode realizar o pedido de novo sozinho, mas as chances de vir negado novamente são grande. Já na hipótese do benefício ter sido cortado, somente com auxílio de advogado para restabelecer.

Se o seu recurso administrativo foi negado pelo INSS, você ainda pode apresentar um novo recurso, desde que haja novos documentos ou informações que possam alterar a decisão. Ou, entrar por meio de advogado com uma ação judicial contra o INSS para que o benefício seja concedido ou restabelecido.
Bruna Oliveira
Meu nome é BRUNA OLIVEIRA, sou advogada, atuo no direito das pessoas que tem o benefício cortado ou negado pelo INSS. Dedico-me a garantir que essas pessoas exerçam o direito de receber o melhor benefício garantido pela previdência. 
Falar com a especialista